As exigências e as expectativas em relação à higiene em estabelecimentos de tráfego elevado, como as universidades, estão a aumentar. Os alunos querem e esperam encontrar zonas de estudo, trabalho e socialização que estejam limpas e em bom funcionamento. A sua experiência em relação à atratividade do campus é afetada pela limpeza e pelo padrão da universidade e do ambiente no geral, especialmente das casas de banho. A maioria dos alunos afirma que uma fraca experiência na casa de banho afeta negativamente a sua opinião geral acerca da escola.*
O tópico da sustentabilidade nas universidades também está a ganhar importância. De facto, um estudo indicou que 94% dos possíveis alunos internacionais consideram que as universidades podem fazer mais para serem sustentáveis em termos ambientais.* Isto significa que as iniciativas de sustentabilidade no ambiente universitário são mais importantes do que nunca.
As expectativas dos alunos em relação à higiene e à sustentabilidade representam elevadas exigências na gestão dos estabelecimentos. Os campus universitários são áreas vastas com tráfego elevado e flutuante, com uma manutenção difícil. De forma a estar à altura das crescentes exigências em relação à higiene, limpeza e responsabilidade ambiental, deve procurar melhorar constantemente a sua eficácia operacional. Fazer mais com menos é muito importante: o que significa que é fundamental encontrar soluções que poupem o tempo e o esforço dos seus funcionários.