A melhor maneira de combater as IRAS é melhorar a higiene das mãos. Nos artigos abaixo, você pode ler mais sobre as IRAS e como evitá-las.
Hoje, as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) ainda são um problema significativo para hospitais e instituições de cuidados de saúde. A cada ano, milhões de pacientes em todo o mundo são afetados por infecções hospitalares (IRAS) (também chamadas de infecções nosocomiais), que levam a muitas complicações e são potencialmente fatais. As consequências são graves, pois essas infecções causam dor física, dificultam a recuperação e às vezes podem ser fatais. As IRAS também causam enormes prejuízos para a sociedade, e é por isso que existem muitos agentes tentando combatê-las, com a Organização Mundial da Saúde sendo apenas um deles.
Segundo a OMS, a maneira mais eficaz de combater as IRAS é praticando a higiene das mãos. Como profissional de saúde, você sem dúvida já conhece a importância da higiene das mãos. Aliás, a pesquisa mostrou que os enfermeiros são os que estão mais em conformidade quando se trata de higiene das mãos. Mas garantir a conformidade da higiene das mãos entre todos os funcionários nem sempre é fácil. Você pode precisar de apoio na realização de uma boa higiene na prática. Além disso, quando se trata de visitantes e pacientes, muitas vezes são necessárias informações para conscientizar.
Além de garantir uma boa higiene das mãos nos hospitais, é importante identificar áreas de risco e aprender sobre ações preventivas para minimizar o risco de propagação de infecções.